Uma receitinha temática para enfeitar a mesa e entreter a criança que habita em você!
Ingredientes:
3 claras (aproximadamente 90 gramas)
180 gramas de açúcar refinado
1 colher de chá de vinagre branco
1 colher de chá de amido de milho
Confeitos para decorar
Modo de preparo:
Separe as claras das gemas. Transfira as claras e o açúcar para uma tigela de inox. Leve para cozinhar em banho maria com panela em fogo baixo (o fundo da tigela não deve encostar na água quente) mexendo constantemente até que o açúcar dissolva totalmente nas claras. O ponto é quando você pegar um pouco da mistura e não sentir nenhum grãozinho de açúcar entre os dedos.
Retire do banho maria e transfira pra batedeira. Bata em velocidade alta até a mistura esfriar. Quando já está aerada e bem branquinha, adicione o vinagre e o amido de milho.
Bata até dar o ponto de pico firme e transfira o merengue para um saco de confeiteiro. (Usei dois bicos nos sacos de confeiteiro, um perlê e um pitanga).
Numa assadeira forrada com papel manteiga, faça pequenas árvores de merengue. Decore com os diferentes confeitos e leve para o forno.
O segredo do merengue é forno baixo e tempo. Esses ficaram entre 100°C e 120°C por aproximadamente 1 hora. A ideia é desidratar o merengue em baixa temperatura para não caramelizar o açúcar e eles mudarem de cor. Eles ficam sequinhos e crocantes por fora e meio puxa por dentro.
Dá pra usar na decoração das sobremesas, finalização de um prato festivo e até montar caixinhas de presente. As lembrancinhas de nascimento do David foram caixinhas de suspiro. Eu adoro decorar bolos festivos com suspiros. Sem falar que é o tipo de receita que as crianças tendem curtir muito tanto preparar quanto experimentar.
PS: para conferir o vídeo no instagram, clique aqui.
Opmerkingen