top of page
Buscar

Pavlova com chantilly de pistache e framboesas.




Uma sobremesa de encher os olhos e dar água na boca. Belíssima, festiva e cheia de sabor. Equilibrada com a doçura do merengue, a untuosidade do chantilly de pistache e o frescor das framboesas.


Ingredientes:


3 claras (aproximadamente 90 gramas)

180 gramas de açúcar refinado

1 colher de chá de vinagre branco

1 colher de chá de amido de milho


300 ml de creme de leite fresco

30 g de pasta de pistache

300 g de framboesas

folhas de hortelã para decorar


Modo de Preparo


  • Separe as claras das gemas. Transfira as claras e o açúcar para uma tigela de inox. Leve para cozinhar em banho-maria com panela em fogo baixo (o fundo da tigela não deve encostar na água quente) mexendo constantemente até que o açúcar dissolva totalmente nas claras. Para saber o ponto é só pegar um pouco da mistura entre os dedos indicador e polegar e está pronto quando não sentir nenhum grãozinho de açúcar entre os dedos. (Siga passo-a-passo em vídeo do merengue suíço)

  • Retire do banho-maria e transfira pra batedeira. Bata em velocidade alta até a mistura esfriar. Quando já está aerada e bem branquinha, adicione o vinagre e o amido de milho e incorpore tudo muito bem.

  • Transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga. Use um pouquinho de merengue para "grudar" o papel manteiga na assadeira.

  • Modele a montanha de merengue fazendo um ninho.

  • Leve para o forno preaquecido entre 100°C e 120°C por aproximadamente 1 hora. A ideia é desidratar o merengue em baixa temperatura para não caramelizar o açúcar. A pavlova fica sequinha e crocante por fora e macia por dentro.

  • Bata o creme de leite fresco vigorosamente com um fouet até o ponto de chantilly. Incorpore o creme de pistache.

  • Disponha o chantilly sobre a pavlova e decore com framboesas frescas (ou a fruta de sua preferência). Para finalizar, folhas de hortelã para um toque de cor e frescor.

  • Agora é só servir e se deliciar.











bottom of page